E perguntas frequentes...
- Clique nos títulos para ler
Seu filho tem uma deformidade congênita de pé(s), corrigível com mínimas sequelas, ou nenhuma, se tratado precocemente.
A assiduidade e adesão ao tratamento é de fundamental importância. Implica em visitas semanais ao especialista para avaliação e troca de gesso.
A retirada e recolocação do aparelho gessado deve ser feita em consultório. Após uma série de 4 a 6 gessos (pode ser mais) poderá ser necessária uma tenotomia do Aquiles que é um procedimento de baixa complicação feito com anestesia local em ambulatório ou internação de curta duração. Reinstala-se o gesso por outras 3 ou 4 semanas quando se iniciará o uso da órtese de abdução que deverá ser usada nos seguintes 3 meses, 23 horas por dia, sendo retirada somente para higiene.
Após esse período, utiliza-se a órtese 14 horas por dia até a criança completar 3/ 4 anos de idade.
Em casos raros pode haver recidiva da deformidade devendo-se reinstituir o tratamento gessado e raramente necessidade de cirurgia complementar.A resposta ao tratamento depende dos médicos e dos pais na condução criteriosa dos passos aqui orientados/ estabelecidos.
Trata-se de uma doença óssea que acomete todo o esqueleto, caraterizada pela diminuição da densidade óssea e consequente diminuição também da consistência do osso, aumentando o risco de fraturas.
A "massa óssea” é caracterizada pela composição do osso que tem uma matriz onde são depositados sais de cálcio, fazendo sua estrutura “rígida-elástica”.
Embora considerada como uma doença de evolução sem sintomas, alguns sinais podem ser observados antes que algum sinal maior aconteça - uma fratura. Assim, dores, astenia, cãimbras, e outros sintomas relacionados ao metabolismo do cálcio podem ocorrer. Ao contrário do que muitos pensam, a osteoporose não é deficiência de cálcio e sim a deficiência da sua fixação na matriz óssea.
Consequentemente tratar osteoporose somente com ingestão de cálcio não leva obrigatoriamente a resolução da doença. O cálcio necessário pode estar na ingesta diária de alimentos que o contenham (ver Fontes Alimentares Naturais de Cálcio).
A vitamina D promove a absorção do cálcio no intestino, encontra-se também em vários alimentos e necessita do efeito do sol (raios ultravioletas) para ser ativada. Algumas substancias como a cafeína, a nicotina e o álcool inibem esta fixação além de promover uma descalcificação. No seu tratamento, necessário se faz o uso de substancias que promovem esta fixação (alendronatos, ibandronatos, denosumab, etc), além de exercícios aeróbicos moderados.
No Brasil, atualmente, milhões de pessoas acima de 60 anos são vítimas de lesões traumáticas. Em torno de 75% dessas fraturas acontecem em casa, e 46%, durante a noite, quando o idoso levanta para ir ao banheiro.
A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia chama a atenção para a importância de um ambiente sem riscos de quedas, não só para a saúde das pessoas de terceira idade, como para a família dos idosos e ainda para os cofres do Estado, uma vez que os idosos consomem 50% dos recursos de saúde nesses tratamentos.
Existe um novo conceito de moradia, que visa oferecer aos idosos um ambiente mais adequado, seguro e confortável, que lhes dê mais independência e conforto e uma vida de qualidade. Caso contrário, a pessoa idosa acaba assumindo que ela é o problema, numa inversão completa de valores. Na verdade, o espaço que ela habita é que tem problemas, não serve mais às suas necessidades.
As orientações para uma casa segura são simples e podem ser aplicadas sem grandes despesas. Evitar obstáculos (tapetes, móveis), ter uma jarra d’água na cabeceira e manter uma boa iluminação entre o quarto e o banheiro, à noite, são alguns conselhos.
O projeto está na internet: http://www.casasegura.arq.br
Principais Cuidados
tênis ideal deve ter as seguintes características:
Ao acordar:
- Clique nos títulos para ler